Comecei então a fazer as partes. Peguei o molde e iniciei a riscar logo após ter passado o tecido:
Coloquei prontamente os moldes no tecido e notei que não caberiam todos. Até que a professora Lenir me orientou e então percebi que o tecido onde a principio faltaria espaço agora sobrava.
Observe que o molde das "costas da camisa" esta colocado apenas metade sobre o tecido. Com a experiência da profe, compreendi que se o tecido está dobrado e uma peça é molde unico, como é o caso das costas da camisa que preciso apenas de 1, obviamente basta colocá-lo metade sobre o tecido e assim após cortar abriremos e teremos 1 parte inteira.
Cortadas as partes da camisa veio a grande pergunta: Por onde eu começo??????
Quem sabe pelos bolsos que ja fiz vários???
E foi exatamente essa a orientação. Relembrando então as primeiras aulas é preciso dobrar a parte superior nos "piques"
Observe na figura acima que os piques tanto de um lado como do outro estão na mesma altura da borda superior do bolso. Dobramos então os primeiros piques e para ajudar neste momento passamos o ferro, seguido então da segunda dobra na linha dos segundo piques e realizamos novamente a marcação com o ferro.
Logo é o momento de passar um pesponto nestas dobras. Depois voltamos novamente ao ferro e com ajuda do molde dobramos as bordas dos bolsos para costurá-los então diretamente na camisa:
Pespontando as dobras superiores do bolso:
Utilizando o molde para auxiliar na marcação:
E como uma receita de bolo vamos agora reservar estes bolsos e pegar as partes da frente da camisa.
Da mesma forma como fizemos com os bolsos, vamos marcar/fazer as dobras nos piques, depois pespontar:
Marcando os piques:
Pespontando:
Este processo deve ser feito nas duas partes da frente da camisa e logo deve-se prender os bolsos com pespontos em toda a borda. Logicamente é preciso marcar a altura dos bolsos caso va colocá-lo nas duas partes. Essa escolha de modelo é sua!
Prendendo os bolsos com pesponto:
Parte da frente ja com os bolsos:
Agora vamos guardar a parte da frente e pegar a parte traseira da camisa para fazer a prega que tanto pode ser fêmea como prega macho.
Alias a diferença entre uma é outra pode ser claramente visualizada nas imagens abaixo que retirei do blog: http://modelagem.blog.dada.net/
Prega Fêmea:
Prega macho:
Observe que a prega fêmea tem abertura central enquanto que a prega macho é exatamente ao avesso disso.
Voltando a nossa camisa, dobrei-a ao meio e medi 4 cm de onde iniciei a costura para formar a prega:
O passo seguinte será a pala e a gola, mas vamos por partes...estou bem animada e certa de que não acabarei as peças antes do prazo, mas também não depois e sim no tempo certo!!!!
Que bonitinha fazendo camisa...hehehe
ResponderExcluirAgora bora fazer saia...verão 2011 está chegando..adorei bjs Fer