10 de ago. de 2010

LINHA x TEMPERATURA

Como todos ja sabem...eu felizmente ou infelizmente sou bem curiosa e desde criança tenho essa fissura por costura. Assim ...muitas vezes me pego lendo sobre o assunto e hoje buscando material sobre artesanato acabei encontrando algo que me serviu de aprendizado e por isso quero dividir aqui.
Apesar de parecer algo obvio, ainda não havia compreendido dessa forma. No sabado chuvoso que fiz a saia de prenda tive um pequeno incidente ao fazer o cós. Fiz um cós bem largo, ficou lindo e após costurar um dos lados lembrei-me da dica da Ervanda minha amiga do peito. Ela diz que toda peça costurada tem outro visual após passar a ferro. Assim então, de ferro em punho, ajustei para o tecido (oxford) e ao encostar.....queimei o tal cós que estava tão lindo....
Lembro que ao levantar o ferro vi a linha grudada como se fossem fios de queijo. Agora lendo uma materia compreendi que deveria ter verificado a composição dessa linha que muito provavelmente deve ser de poliéster e ao ajustar o ferro selecionei uma temperatura bem superior ao que ela poderia suportar.
Fica então a dica para evitar esses encovenientes erros dos iniciantes.
SEMPRE verifique a composição da linha antes de ajustar a temperatura do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário