7 de out. de 2010

Costurando bermuda parte 4

Quase uma bermuda!!!!
Ontem quase conclui a bermuda gentem!
Chegando em aula percebi que a costura da parte interna da perna não estava legal, então desfiz e repeti o alinhamento de gancho seguido pela costura de 1 cm e posterior overloque. Apesar da visualização do gancho e das pernas de uma calça ou bermuda ser parecido com um V invertido, a costura deve ser feita praticamente reta, puxando o tecido para que a agulha passe sem irrugar.
Depois desse meu pequeno ajuste foi a vez de fazer os passantes que na realidade nada mais é do que uma tira enrolada como um caninho e depois passada a ferro. Para melhor acabamento faz-se o pesponto nas laterais:

No modelo cortamos em 5 passantes iguais:
Prendemos então com alfinetes onde deveremos fixar os passantes:
Prepara-se então o cós que também é uma tira de tecido que deve ser inteira para envolver toda a cintura da peça. Dobra-se no meio ao londo da peça e passamos o ferro para marcar. Em seguida vamos fazer uma dobra de 1 cm aproximadamente e posteriormente costurar pelo lado de dentro da bermuda:

EM seguida vamos passar costuras nas postas para depois virar. Neste momento as costuras nas pontas ou nas laterais do cós devem seguir a costura da frente da bermuda. o que sobrar deve ser cortado para que possamos virar e não ficar "bolo" de tecido nas pontas. Observe na imagem abaixo onde devera ser a costura e tudo que vai ser eliminado de sobra. Obs: Essa costura deve ser feita pelo lado interno então apenas faça a medida e retorne ao avesso para executá-la:

O proximo passo é cortar os excessos, virar e pespontar todo o cóslembrando que ao chegar no fim da parte inferior deverá fazer o desenho do cós e seguir a mesma costura ou pesponto na parte superior lembrando-se de pregar neste momento as presilhas. Observe a linha vermelha que deve ser seguida em todo o cós:


Por último é só fazer a bainha:
E assim eu vou me despedindo da bermuda e hoje ja inicio a camisa. AChei que iniciaria ontem mas não deu. Tudo bem eu levei 9 meses pra nascer mesmo.
Mas sabe, vai batendo uma tristeza, ta chegando ao fim dessse curso tão legal e bacana de fazer. O pessoal do SENAI é maravilhoso, a pofessora Lenir fantastica e a Alice alem de animar nossa aula faz tambem cover de varios cantores. Que turma bacana!!!!
Mas era isso pessoal...amanha mais novidades, a foto final da bermuda e espero que ja grande parte da camisa feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário