19 de out de 2010

Costurando minha primeira camisa - Parte 2

Voltando a camisa...vamos continuar...

No último post ja haviamos preparado as partes da frente da camisa e a prega da parte traseira, agora é momento de pregar a pala que é a parte superior das costas que vai prender tambem o ombro e parte das mangas da camisa.
Pode ocorrer da pala ser dupla, ou seja duas partes iguais que devem ser presas as costas da camisa. Estas duas partes da pala devem fazer com as costas um "sanduiche" na ordem pala - costa - pala:







Pronto...se quiser e acho que fica mais delicado passe pesponto para decorar a divisão entre a pala e as costas da camisa.
Agora é momento de costurar o ombro e diga-se de passagem é um pouquinho mais complicado de explicar mas espero que fique claro. A idéia é tambem manter a costura por dentro, se preferir pode fazer uma costura aparente mas a ideia é demonstrar como deixar a costura oculta.
coloque então as peças e puxe na seguinte sequencia o ombro. Vai ficar uma grande maçaroca, e  não se preocupe que é assim mesmo.

Segure o sanduiche pala (interna), ombro e pala (externa). Puxe e costure...é como uma costura por dentro.


Essa maçaroca mostra a costura interna que fizemos:

Depois de costurado vai ficar assim...observe que não ha costura pelo lado externo da peça:



Nesta foto é possivel visualizar a costura interna:


 Este procedimento deve ser repetido do outro lado.
Depois do enrosco do ombro e pala vamos tratar de ir para a gola.
O nome tecnico desta parte floridinha que faremos junto com a gola eu não saberia dizer, então vamos chamar aqui de base de gola. ok?
Pegamos a entretela e colocamos nos punhos na gola e na base de gola como mostra na imagem abaixo. estas entretelas devem estar bem coladas, então passe bem a ferro para evitar que descolem:

1º colando a entretela na base da gola,  na gola que é dupla e nos punhos: 
 2º costurar na borda das entretelas
 Costurando a base da gola na bordinha da entretela:
E vai ficar assim....

Observe que a gola deve ser costurada contornando a entretela e sendo direito com direito, depois é só desvirar e fazer os pespontos para dar acabamento.

A base da gola que ja estou achando que é colarinho o nome tecnico, tambem é duplo. Neste caso a parte externa é do tecido colorido. vamos então prender esta base à gola:

Com sanduiche novamente base colorida - gola - base interna:

Depois pe só desvirar:

Cumprida esta etapa vamos então prender na  camisa:


A próxima etapa é prender a manga que vai estrar no proximo post.
Bjs e ate mais


2 comentários:

  1. Pé de gola, ou colarinho sim! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por postar isso! Me ajudou muito na hora de fazer a camisa do meu namorado. Nunca tinha costurado pala antes e não sabia como fazer. Muito obrigada mesmo! :)

    ResponderExcluir