14 de out. de 2010

Pratos práticos - Abóbora recheada - microondas

Então hoje é o primeiro “post” da coluna "Pratos Práticos".
Como já disse anteriormente, a idéia surgiu diante da repetição de fatos, onde 1 vez por semana faço a feira e na semana seguinte excluo o que literalmente ja apodreceu, afinal sou uma "única" pessoa e compro as verduras e legumes como qualquer outro ser humano que viva em família. Sei que existem as porções menores, entretanto são bem mais caras então prefiro comprar o normal consumir o que é possivel e descartar o restante. Para evitar este desperdício resolvi ontem a noite depois do meu curso de costura industrial, abrir minha geladeira e fazer a limpeza semanal com a tentativa de utilizar o que ainda tinha de aproveitável.
Encontrei três abóboras daquelas pequenas, redondinhas e verdes que eu havia comprado para fazer uma sopa, mas o tempo passou e elas estavam ali resistentes e lindas!
A fome apertando e eu não queria comer bolacha e muito menos um sanduiche. Peguei uma das abóboras e pensei: Seja o que Deus quiser!!!! rsrsrsrsr - é mais ou menos assim que invento essas maluquices que obviamente com o passar dos tempos meu marido aprimora, pois adora cozinha e como ja disse várias vezes: é meu gourmet particular!
Mas voltando a abóbora, olhei na geladeira e “aff”, não tinha cebola, mas tinha alho, lembrei também, que eu tinha um azeite temperado sabor alho e outro sabor ervas. Na caixa de verduras encontrei apenas 1 tomate que estava tão solitário. Além disso, como não poderia faltar, antes de fechar a geladeira peguei a mostarda que eu amo!
Abri a abóbora na parte superior e com uma colher limpei, tirando as sementes e acrescentei água que quase preencheu a "abóbrinha" como diria minha avó. acomodei ela em um pote e coloquei no microondas. Não sabia direito quanto tempo ela ficaria ali e nem se daria certo, de qualquer forma coloquei 12 minutos e quando retirei estava totalmente cozida. Com uma colher raspei toda a abóbora cuidando para não "rasgar a casca" e reservei.

 
Durante estes 12 minutos esmaguei 4 cabecinhas de alho e coloquei já no azeite que estava quentinho (misturei os dois azeites o de alho e o de ervas), e o cheirinho tomou conta. meu estomago ja roncava nessa hora...
Meu marido ligou e enquanto eu colocava os tomates na frigideira contava a ele da minha proeza aquela hora da noite. Deixei ele com água na boca!!!! Assim que o tomate e o alho perderam a característica "aguada" peguei a "polpa" da abobrinha que eu havia ja raspado e reservado. Foi uma mistura maravilhosa!!! Acrescentei uma pimentinha como não podia faltar e obviamente uma quantia razoável de mostarda, aproximadamente 1 colher de sopa.
Enquanto isso lembrei que teria fatias de queijo na geladeira, forrei a abóbora e quando o recheio estava quase pronto acrescentei 1 ovo, o que deu um pouco mais de consistência.
Com recheio pronto preenchi a abóbora, pra finalizar coloquei algumas batatinhas palha... mas faltava algo....Ahh então a idéia genial, quem sabe um acompanhamento de vinho branco????



Um comentário: